Depois de fazer sua inscrição no evento, você deve escolher no quadro abaixo, até 2 (duas) oficinas para participar, uma às 19h e outra às 21h. Clique no link para se inscrever nas oficinas.
Somente a oficina 4 terá duração nos dois horários, não sendo possível se inscrever em outra oficina.
As inscrições são limitadas.
OFICINA
LINK PARA INSCRIÇÃO ÀS 19 HORAS
LINK PARA INSCRIÇÃO ÀS 21 HORAS
Oficina 1: A descoberta do outro no exercício da alteridade Ministrante: Prof. Dr. André Pires do Prado (IFPR) Conteúdo Programático: Este minicurso tem por objetivo a construção de um diálogo acerca da noção de alteridade e da possibilidade de descoberta do outro por meio da aplicação e do exercício desse conceito, visando a promoção da cidadania, da inclusão, do reconhecimento e do respeito às diferenças. Um exercício urgente no Brasil de hoje, tão fragmentado e dividido, tão permeado por discursos de ódio e por violências de toda ordem.
Oficina 2: Altas habilidades/superdotação Ministrante: Psic. Ma. Danieli de Cássia Barreto Goessler – CRP 08/10875 (IFPR) Conteúdo programático:Conceito de inteligência; Conceito de superdotação para Renzulli; Razões pelas quais os estudantes com altas habilidades/superdotação devem ser considerados público-alvo das políticas de Educação Especial; Mitos sobre Altas Habilidades; AEE para o público com altas habilidades.
Oficina 3: PreservArt – artesanato como estratégia de inclusão Ministrante: Prof. Me. Guilherme Sachs (IFPR) Conteúdo Programático: arte e artesanato para desenvolvimento motor; reaproveitamento e preservação ambiental como tema gerador de inclusão.
Oficina 4: Deficiência física e os meios mecânicos de auxílio a reabilitação Ministrante: Prof. Me. Márcio Kloster (IFPR) Conteúdo Programático: Conceito e história das próteses; Novos modelos e tecnologias que estão surgindo; confecção de uma prótese com movimento.
Oficina 6: O uso de materiais concretos para o ensino de matemática Ministrante: Prof. Vinícius Vaz Pavani (IFPR) e Prof. Me. Reinaldo Donizete (IFPR) Conteúdo Programático: Parte 1: Apresentação e Introdução. Parte 2: Atividades – Diagrama dos Hexágonos – Jogo dos Discos – Função Quadrática Parte 3: Reflexões e Conclusões
Oficina 7: SURDEZ: Conhecer, Trabalhar e Superar as diferenças na sala de aula Ministrante: Profa. Roseli Conceição de Almeida Scheffer (SEED/SME) Conteúdo Programático: Sujeito Surdo: Concepção de Surdez: Clínico-Terapêutica e Sócio-Antropológica; Comunidade e Cultura Surda; Identidade Surda. História da Educação para Surdos: Relação histórica da surdez com a Língua de Sinais; Legislação vigente referente a LIBRAS; Educação Inclusiva e Escola Bilingue; Perspectivas de ensino: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Estratégias de Ensino/Aprendizagem para alunos Surdos: Relação Professor, Intérprete e aluno surdo, função de cada um; Comunicação básica da Libras com o aluno surdo; Práticas de ensino: Adaptações dos materiais, estratégias com matérias visuais, uso de recursos visuais e da Libras, Jogos.
Oficina 8: Estratégias de Aprendizagem: condições para aprender e melhorar o desempenho escolar.Ministrante: Pp. Erika Luciane Santos de GeusConteúdo Programático: As Estratégias de Aprendizagem; Qual é a principal ferramenta do estudante para aprender? Sugestões práticas do ensino de estratégias ao professor; Como melhorar o desempenho escolar através das estratégias de aprendizagem?