Com compromissos esta semana em Curitiba, o presidente da Federação das APAEs do Paraná, Alexandre Augusto Botareli Cesar participou nesta quarta-feira (28) de uma Audiência Pública, cujo tema foi: "Autismo: Diagnóstico e Intervenção Precoce".
O evento aconteceu na ALEP ( Assembléia Legislativa do Paraná), a convite do Deputado Ademar Luiz Traiano, e proposto pelo Deputado Pedro Paulo Bazana que é Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Guilherme Becker Lima foi um dos convidados especiais da audiência, ele que tem Autismo e falou sobre os desafios encontrados e o conviver com os eles diariamente, também falou sobre a importância de se construir leis voltadas para eles e que façam com que eles se encaixem “neste mundo”, segundo suas próprias palavras.
“A gente quer viver em sociedade a gente quer simplesmente ter oportunidades, não ser menos que ninguém ou mais que ninguém, queremos ser como vocês”
Além do presidente da FEAPAEs, houve a participação de diversas entidades envolvidas com o tema, entre elas a FEBIEX, representada por sua presidente Maíra de Oliveira.
Representantes de outras entidades expuseram dados importantes sobre o autismo, foi o caso da diretora da Escola Alternativa, Juliana Paula Mendes que trouxe informações gerais sobre o TEA, desde o que é o autismo até o seu diagnóstico.
Ainda participaram da audiência Elyse Matos, fundadora do ICO Project, que é um centro de desenvolvimento físico especializado em adolescentes e crianças com algum tipo de atraso no desenvolvimento como Transtorno de Espectro de Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que visa a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.
Participaram também Gislaine Coimbra Budel, que é Diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional, Shirley Aparecida dos Santos Técnica Pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva, Aline Jarschel de Oliveira, fisioterapeuta e chefe da Divisão de Saúde no Paraná, Sandra Paula Bonnetti, secretária de Meio Ambiente da CONTAG e Rosangela Trabuco que é Coordenadora Geral do Grupo de Trabalho sobre o Autismo na Secretaria de Tecnologia de Informação do Estado.
É possível rever a audiência na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=gps3nm1A0Bs