Representando a Feapaes/PR, a coordenadora estadual adjunta de Assistência Social, Joselaine de Lima Ferreira Braga participou do Encontro Técnico para Qualificação das Relações Institucionais nas Ofertas do Suas, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro últimos, em Brasília. Além da presidente da Fenapaes, Aracy Maria da Silva Lêdo, estava presente a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.
Na oportunidade, marcaram presença igualmente a presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Pacheco; a secretária nacional de Assistência Social, Iêda Castro; o presidente da Subcomissão Permanente de Assistência Social da Câmara, deputado Eduardo Barbosa; o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Araújo de Oliveira; o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edvaldo Ramos e o conselheiro do Conselho Nacional de Promoção das Pessoas com Deficiência, Rubens Gil Júnior. Lembrando também da participação das assistentes sociais representantes das federações estaduais das Apaes.
Proposta - Um dos objetivos do encontro foi a promoção de discussões sobre as ofertas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito da Proteção Social Básica e Especial, de Média e Alta Complexidade e atenção às pessoas com deficiência. Visou ainda orientar as entidades participantes em relação à regulação da rede socioassistencial do sistema, em especial quanto ao Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social (CNEAS); à Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) e à aplicação da Lei nº 13.019 de 2014 (parceria entre administração pública e organizações da sociedade civil).
Cartilha – Durante a reunião foram abordados temas como A atenção às famílias com casos de microcefalia, pelo coordenador nacional de Prevenção e Saúde, Rui Fernando Pilotto; Dez anos de Suas, palestra proferida pela secretária nacional de Assistência Social, Iêda Castro, além dos painéis sobre o Suas; o Cebas e outros. Sobre a certificação, o MDS disponibilizou uma cartilha que pode ser conferida pelo link em anexo. (Clique aqui e confira a cartilha)