Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Fica Dica 06 - Postagens

A FEAPAEs/PR, resolveu reformular o modo de criar e enviar postagens nas mídias sociais, se baseando na criação de marketing de conteúdo com as novas tendências e de como obter mais engajamento do público. 

A dica dessa semana é de como otimizar e melhorar as postagens nas mídias sociais se baseando em conceitos simples, gerando conteúdos de entretenimento, conhecimento, informação, reciprocidade e inspiração. 

Como fazer: 

Podem ser criadas postagens, para manter o público informado e antenado naquilo que as entidades fazem, exemplo: mostrar o dia a dia dos usuários, divulgar as atividades de sala de aula, mostrar depoimentos dos profissionais que atendem as pessoas com deficiência e de como lidam com todo o processo, através de fotos/vídeos curtos, aproveitar memes do momento, algo para deixar o dia da pessoa que recebe o conteúdo, mais leve.

Contar histórias inspiradores e de superação são ideias legais para postagem, exemplo o menino que cantou com o Alok, tem algo na sua APAE que gere inspiração, aquele aluno que não conseguia fazer algo e que em algum momento venceu essa barreira. 

Histórias de superação são o dia a dia das filiadas, todos vivenciam e vêem isso dentro das entidades, mas e a comunidade? A pergunta que se faz é, eles conhecem o trabalho maravilhoso que a APAE faz? O uso destas experiências nas redes sociais podem externar ao público, o verdadeiro valor que essas entidades possuem, podem apresentar experiências e momentos que muitas vezes ficam só entre as quatro paredes da entidade. 

Compartilhar conhecimento, ensinar algo novo a alguém, responder dúvidas, resultados de pesquisas e de sorteios, estatísticas também são informações importantes e de interesse da maioria dos usuários, gera reciprocidade. Cada entidade é um pedaço de uma história que começou a mais de 60 anos e se tornou o maior movimento do gênero no mundo inteiro. A história da sua entidade é importante e pode ser divulgada, exemplos: quem foram seus fundadores, fatos históricos e interessantes. Sempre utilizando um banner, uma imagem legalizada, compatível e citando a fonte. 

Postagens de encontros, reuniões, são importantes para conhecimento do trabalho que está sendo realizado mas precisamos de mais, de gerar conteúdo que desperte o interesse do público das APAES. 

As APAES devem seguir nas redes sociais todos aqueles quais ela tenha interesse, tanto de ver, como ser vista, prefeitura da cidade, vereadores, deputados, secretarias de estado e municípios, empresários da cidade. Vejam que aqui a responsabilidade da APAE com o conteúdo gerado aumenta, o trabalho deve ser sério e de responsabilidade. Sugerimos uma única pessoa responsável para alimentar as redes sociais. 

As ferramentas principais que consideramos que cada entidade deve ter são: 

· página do Facebook 

· perfil no Instagram 

· perfil no Twitter 

· Site Institucional (todas já possuem, caso não tenham acesso podem pedir a senha para a FENAPAEs através do email [email protected] 

As postagens precisam ter uma periodicidade, para que o usuário tenha sempre novidades, devem ser curtas, rápidas e objetivas, tendo em vista o pouco tempo desprendido dos usuários por postagem. 

Lembrem sempre de pedir autorização para uso de imagem dos usuários e professores. 

É muito importante criar uma programação e roteiro para este trabalho, quando for realizar um evento pode ser criado postagem sobre o que é o evento, a realização do evento, depois se apresenta o que quer pedir/vender, do tipo podemos contar com seu apoio, de forma sutil, sempre apresentando os resultados ao final, percebem que existe um antes, durante e um depois, isso cria um vínculo do público com a entidade. 

Utilizar de frases como: curta se você gostou, alguém já passou por isso?, me fale sobre a sua experiência, geram ligação entre entidade e público. 

Crie uma hashtag da marca e sempre que possível curta as postagens das outras APAES. 

Caso surjam dúvidas, reparem nos materiais que a FEAPAEs/PR irá liberar no próximo mês, compartilhem, usem como exemplo, sugiram, podem contar conosco para sanar suas dúvidas e de como usar as ferramentas citadas para obter um bom resultado na divulgação das ações. 

Compartilhamento do conhecimento obtido pela Gerente Administrativa Adriana Kaminski Araújo, na oficina de Mídias Sociais no Congresso SESI - ODS da FIEP, em setembro 2019. Colaboração Flávio Augusto Castro - Informática FEAPAES PR

 

Se tiver alguma sugestão para o FICA A DICA, envie para a federação, para nós será um prazer poder contribuir e auxiliar ainda mais para as filiadas.

Endereço:
Av. Silva Jardim, 4326 • Curitiba • PR
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(41) 33432640