Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAES da Região de Maringá promovem XI Festival Nossa Arte

Conteúdo retirado do Jornal - O Regional Edição do dia 03/04/2019

XI FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE Conselho Regional das APAES de Maringá

Evento aconteceu na quinta-feira (28), no Teatro Calil Haddad, em Maringá. O Conselho Regional das APAES-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá, recebeu representantes de vinte APAES da região para a 11º Edição do Festival Regional “Nossa Arte”. Fo r a m d i ve r s a s apresentações nos gêneros de música, dança, teatro e dança folclórica, que revelaram talentos das Apaes de Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Florai, Floresta, Iguaraçú, Itambé, Lobato, Mandaguaçu, ManAPAES da Região de Maringá promovem XI Festival Nossa Arte daguari, Marialva, Nossa Senhora das Graças, Paiçandú, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi, AMPR e AMA, que encantaram a platéia. O público pode prestigiar também a exposição de trabalhos voltados para artes visuais, literárias e artesanato.

 

Escola Doutor Raul Martins mantida pela APAE de São Jorge do Ivaí, classifi cada para a Etapa Estadual, Categoria DANÇA. Foto: Eva Hernandes

 

O Festival Nossa Arte realizado pelas APAES visa a inclusão da pessoa com defi ciência, garantindo a acessibilidade dessas pessoas aos campos das artes, criando espaços para demonstrações artísticas e exibições das obras e também uma cultura participação nesses espaços. E realizado a cada três anos e é composto pelo Concurso de Cartazes, seletivas de Artes Literárias, Exposição de Artes Visuais e Artesanato e apresentações de palco, em etapa regional, estadual e nacional. A etapa regional do XI Festival Nossa Arte, do Conselho Regional de Maringá, foi realizado no dia 28 de Março, no Teatro Calil Haddad. Contou com a participação de nove escolas em apresentações de Dança, Dança Folclórica, Teatro e Música, além da exposição de 29 trabalhos em artes visuais e artesanato. Os classifi cados nesta etapa representarão oConselhoRegional de Maringá na etapa estadual, que será realizada em Cascavel, no mês de maio. Da etapa estadual serão classifi cados os representantes do Paraná, para a etapa nacional, que será realizada em Manaus, no mês de novembro.

Foto: Eva Hernandes

 

Os alunos da Escola Doutor Raul Martins APAE de São Jorge do Ivaí, apresentaram um número de dança contemporânea: “O Ciclo da Vida”; onde conseguiram conquistar o primeiro lugar nessa categoria. O número de dança retratou o nascimento de Simba , fi lho de Mufasa e Sarabi , personagens do fi lme Rei Leão. A coreografi a foi inspirada no espetáculo da Broadway , onde as professoras tiveram o privilégio de assistir na cidade de São Paulo. Os alunos que irão representar a escola, na etapa Estadual são : Alexandre Pimenta da Silva , Daniel de Oliveira Gambaroto , Rafael Bazan de Oliveira, Belenice de Oliveira , Mateus Barbosa de Castro , Thais Grochowski João Vitor Santos Rodrigues e tendo como responsável pela dança a professora Viviane Boschi Nogueira.

 

ESTIVERAM PRESENTES NO FESTIVAL AS SEGUINTES AUTORIDADES

Os alunos auto defensores da APAE de Maringá, DEBORA CATONIL E LUIZ GERÔNIMO DA SILVA; O Chefe da Casa Civil do Paraná, GUTO SILVA, representando o Governador; A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, MARTA REGINA KAISER, representando o prefeito de Maringá; O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS; O Diretor Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, FRANCISCO PINHEIRO, representando o Secretário Municipal da Cultura; A Gerente da Educação Integral, SUELI SPANHOL, representando a Secretária Municipal de Educação; O presidente da Federação das APAES do Paraná e Presidente da APAE de Maringá, FERNANDO MENEGUETTI; A Coordenadora Regional de Artes, AUGUSTA LUIZA DE SOUZA COSSICH; O grupo de dança da Associação PASSANTES E PENSANTES, coordenado pela professora CLÁUDIA FERNANDA CORSO BALEN NANI e Os alunos do 4º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE MARINGÁ, acompanhados por LUIZA PEROTTI, cabo da Polícia Militar de Maringá e auxiliar da divisão de ensino do Colégio Militar.

Foto: Eva Hernandes

Foto: Eva Hernandes

 

ESCOLAS PARTICIPANTES: Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Iguaraçú, Itambé, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Nossa Senhora das Graças, Paiçandú, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi, ANPR e AMA.

OS CLASSIFICADOS PARA REPRESENTAR O CONSELHO REGIONAL DAS APAES DE MARINGÁ NA ETAPA ESTADUAL FORAM: Dança - APAE de São Jorge do Ivaí Dança Folclórica - APAE de Maringá Música - APAE de Maringá Teatro - APAE de Paiçandú

ARTESANATO - OS TRABALHOS CLASSIFICADOS FORAM: BELEZA - Jaqueline A. Jesus da APAE de Sarandi CAVALO DE TRÓIA - Weverton V. Souza Rocha, da APAE de Iguaraçú MOTOCICLETA - Gilmar A. de Deus e Jaqueline A. Jesus da APAE de Sarandi

ARTES VISUAIS- OS TRABALHOS CLASSIFICADOS FORAM: FOTOGRAFIA - Simone Cristina Peixoto, Matheus O. Azevedo e Aparecido D. J. Gonçalves, da APAE de Astorga.

EM SELETIVAS ANTERIORES TIVEMOS A CLASSIFICAÇÃO EM ARTES LITERÁRIAS: Marcos Vinicius da Silva - APAE de Maringá Gabriel Nunes de Lima - APAE de Maringá Mailza Francisco Melgarejo - APAE de Paiçandu.

NA ETAPA REGIONAL DO CONCURSO DE CARTAZES, FORAM CLASSIFICADOS OS TRABALHOS DOS ALUNOS: Natalia Cristina Brust da Silva e Claudio Kihara, da APAE de Maringá e do aluno Antonio Pedro de Macedo da APAE de Mandaguaçu, sendo este já classificado em primeiro lugar na etapa estadual. O desenho deste trabalho ira estampar todo o material de divulgação do Festival Estadual Nossa Arte. Os alunos auto defensores da APAE de Maringá, DEBORA CATONIL E LUIZ GERÔNIMO DA SILVA; O Chefe da Casa Civil do Paraná, GUTO SILVA, representando o Governador; A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, MARTA REGINA KAISER, representando o prefeito de Maringá; O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS; O Diretor Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, FRANCISCO PINHEIRO, representando o Secretário Municipal da Cultura; A Gerente da Educação Integral, SUELI SPANHOL, representando a Secretária Municipal de Educação; O presidente da Federação das APAES do Paraná e Presidente da APAE de Maringá, FERNANDO MENEGUETTI; A Coordenadora Regional de Artes, AUGUSTA LUIZA DE SOUZA COSSICH; O grupo de dança da Associação PASSANTES E PENSANTES, coordenado pela professora CLÁUDIA FERNANDA CORSO BALEN NANI e Os alunos do 4º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE MARINGÁ, acompanhados por LUIZA PEROTTI, cabo da Polícia Militar de Maringá e auxiliar da divisão de ensino do Colégio Militar.

Clique aqui para baixar o jornal.

Fonte: Jornal O Regional

 

Endereço:
Av. Silva Jardim, 4326 • Curitiba • PR
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(41) 33432640