Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

“45º Congresso das APAEs do Paraná” reuniu cerca de 800 pessoas em Londrina

Foi nos dias 21 e 22 de setembro últimos que a cidade de Londrina recebeu aproximadamente 800 pessoas para o “45º Congresso Estadual das APAEs do Paraná”. A abertura oficial, na noite do dia 21, reuniu os autodefensores estaduais Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi; a procuradora jurídica das federações nacional e estadual, Rosângela Woff Moro; a presidente e o vice da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; o conselheiro consultivo da entidade, professor Flávio Arns; o representante legal da Apae de Londrina Antônio Valdemir Zago; a diretora da escola especializada mantida pela Apae de Londrina Ana Cássia Jorge; palestrantes; ministrantes; autoridades, além dos demais membros do Movimento Apaeano paranaense e do público em geral.

A emoção tomou conta dos presentes ao Buffet Planalto naquela noite durante as homenagens prestadas a grandes apaeanos como o representante legal da Apae de Londrina e anfitrião do evento Antônio Valdemir Zago; ao presidente da Apae de Sertanópolis Antônio Ramos Zanin, ambos contemplados com o troféu Doutor Justino Alves Pereira; ao conselheiro consultivo da Feapaes/PR, professor Flávio Arns, que recebeu o diploma de Excelência Humana” e as esposas dos ex-presidentes da federação do Paraná: senhoras Maria Jugend; Ildeman Alves Pereira; Odenise Teresinha Arns; Elcy Mudrey; Marilda Turozi e, em especial, a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, que receberam um quadro representativo de suas trajetórias.

“Maria, Maria” - De repente, o artista Lucas Daniel Bonato saudou as homenageadas declamando a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento através de um vídeo projetado no telão. Caminhando juntos e na mesma direção, artistas das Apaes de vários municípios do estado se conectaram através da Arte e deram vida a esta composição cantando e vibrando com suas bandas em uníssono.  “Obrigada a Feapaes/PR pelo apoio, a todos os professores e alunos que fizeram acontecer esta bela homenagem em forma de poesia e música; ao coordenador adjunto de Arte, Sérgio Feldhaus, que dirigiu com maestria este projeto. Vale apena conferir”, afirmou a coordenadora estadual de Arte Cláudia Moretti Marin.

Cambira - E, mais emoção ainda surpreendeu os presentes: o talento e a sensibilidade do Núcleo de Dança Apae Encena, dos alunos da Apae de Cambira, que encantaram a todos com o espetáculo “Do Aniquilamento a Plenitude”, baseado na obra “Em busca de sentido” ,  de Viktor E. Frankl – grupo classificado no “Festival Nacional Nossa Arte 2016”, em Recife.

Palestras - No segundo dia do congresso, pauta extensa, muito trabalho e atenção despendidos às palestras e mesas redondas ministradas e mediadas por docentes e profissionais de renome na área da Educação Especial. Paralelamente as atividades, também foi realizado o “Concurso Nacional de Cartão de Natal”, com a participação de artistas visuais de 15 estados.

Assembleia - Já na manhã do dia 23, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a presença de membros das diretorias da Fenapaes e da Feapaes/PR, além de vários presidentes das Apaes e demais representantes do Movimento Apaeano no Paraná. Na oportunidade, foi eleita por aclamação a Diretoria Executiva da gestão 2018/2020, que traz à presidência o atual diretor financeiro da Feapaes/PR Fernando Meneguetti .

Agradecimentos – A Federação das APAEs do Estado do Paraná agradece a hospitalidade e a parceria da Apae de Londrina, bem como expressa sua gratidão ao comprometimento e ao empenho dos demais parceiros, organizadores, colaboradores e voluntários que garantiram, através de muito trabalho, o sucesso de um evento de tanta expressividade, importância e de grande porte como o “45 Congresso Estadual das APAEs do Paraná”.

 

Endereço:
Av. Silva Jardim, 4326 • Curitiba • PR
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(41) 33432640